Nos últimos tempos tenho tentado comprar uma máquina de fazer gelados, mas parece que não é fácil em Portugal. Corrijam-me se estiver errada…
Fui a lojas de eletrodomésticos grandes, pequenas e as do costume… mas nada!
Numa delas explicaram-me que por vezes têm um modelo da Moulinex, mas sempre com um número reduzido em stock. Disseram-me ainda que em lojas online é possível encontrar muitos modelos, principalmente em sites estrangeiros.
Não percebo como num país cheio de sol como o nosso não é fácil encontrar estas máquinas.
Há máquinas de gelados de preços variados, eléctricas de recipiente congelado (preços mais acessíveis) e automáticas com compressores integrados.
O objetivo destas máquinas é, através de um movimento constante, quebrar os cristais de gelo que se formam durante a congelação e incorporar ar para aumentar e melhorar o volume e consistência do gelado.
Alguns dias atrás, inesperadamente, consegui adquirir a máquina de fazer gelados num supermercado, por cerca de 25€. É um produto que tiveram casualmente numa campanha e que não faz parte da sua oferta habitual.
Para dar uso à máquina nada melhor que três receitas de gelado, duas muito simples de fazer, onde uma é feita com iogurte grego e outra com natas e ainda outra um pouco mais trabalhada mas nada de muito complicado:
Gelado de Morango e iogurte (ver receita)
Gelado de Manga (ver receita)
Gelado de Kiwi (ver receita)
Guardei os gelados no congelador em caixas fechadas e passadas umas horas tirei bolas com uma colher de gelados.
A decoração fica ao gosto de cada um, podendo ser simples, com tops diversos, bolachas, chantilly, etc.
Neste caso foi simples, coloquei uma bola de gelado de cada sabor numa taça, fiz lascas de chocolate e decorei.
Vários autores de livros sobre gelados que consultei, dizem que estes devem ser conservados a temperaturas entre -15ºC e -18ºC.
Os nossos congeladores têm habitualmente temperaturas inferiores a estas (cerca de -20ºC) e por uma questão de segurança alimentar assim deve continuar a ser.
Alguns gelados, principalmente os que são feitos com iogurte ficam mais rijos a estas temperaturas muito baixas e por isso é difícil fazer bolas com a colher de gelados ou partir pedaços quando saem do congelador.
O que faço é tirar o gelado uns minutos antes de servir e assim que consigo retirar a quantidade pretendida volto a colocá-lo no congelador.
Quando o confeciono em quantidades muito grandes, coloco o preparado distribuído por várias taças para armazenar no congelador, para não ter gelado a entrar e sair do congelador frequentemente, principalmente se os seus ingredientes incluíram ovos.
17 de Junho de 2016 às 14:51
vou copiar as receitas pois consegui uma maquina de gelados no LDL e e optima