Ingredientes:
- Abóbora em rodelas (2 ou 3 tipos diferentes);
- Couves de Bruxelas;
- Rúcula;
- 1 romã;
- Queijo parmesão;
- Sementes de abóbora e sementes de girassol;
- Azeite e sumo de limão;
- Sal, pimenta, noz moscada, paprika;
- Tomilho e mel.
As especiarias e ervas aromáticas podem ser outras a gosto.
Preparação:
- Cortar a abóbora em rodelas, deixar a casca e tirar as sementes;
- Cortar as couves de Bruxelas em quartos;
- Num tabuleiro, colocar as rodelas de abóbora e as couves de Bruxelas, regar com um fio de azeite e temperar com sal, pimenta, noz moscada, paprika e tomilho. Deitar um leve fio de mel sobre a abóbora.
- Levar ao forno a 180º até os legumes estarem assados. Atenção: Não deixar cozinhar demais a abóbora! cerca de 10 minutos são suficientes para a cozinhar. Assim que se consiga espetar um garfo, deve-se tirar logo a abóbora do forno. A ideia é a abóbora ficar “al dente” e não demasiado mole.
- Entretanto, descascar a romã e tostar as sementes. As semente são colocadas numa frigideira, sem gordura e vão ao lume, abanando a frigideira para não queimar as sementes mas apenas as tostar ligeiramente para libertarem óleos e sabores.
- Fazer uma mistura de azeite e sumo de limão e numa tigela temperar a rúcula (pode-se juntar 3 nozes ao azeite e sumo de limão e triturar, criando assim um tempero com sabor a noz);
- Num prato ou travessa de servir colocar a rúcula, por cima a rodelas de abóbora e as couves de Bruxelas, adicionar a romã e as sementes e por fim as lascas de queijo parmesão.