Ontem, depois de uma longa caminhada à beira mar na Caparica, já de regresso a casa, apeteceu-nos um jantar diferente. Ideia assim, ideia assado… acabámos a comprar uns camarões e ingredientes para fazer um xarém de mexilhões.

O xarém é um prato popular no Algarve, que é confecionado com farinha de milho e no passado era muitas vezes a refeição económica e simples para pescadores e agricultores. De forma semelhante, ainda que com as devidas diferenças, também na Madeira a farinha de milho é utilizada para confecionar o típico milho frito, que é um preparado idêntico mas com couve picada, moldado em cubos que são fritos e servem de acompanhamento para pratos de carne ou peixe. Todos estes pratos têm semelhanças com a polenta de origem italiana, sendo que esta última pode incluir outros ingredientes, como manteiga ou queijo, para dar lhe dar sabor e é habitualmente cortada em fatias, cubos ou moldada conforme necessário, podendo ser frita, grelhada ou assada.
Voltando ao meu jantar, estava ótimo e foi bem rápido de fazer!
Os camarões tigre foram apenas abertos transversalmente, tirada a tripa e pincelados com azeite misturado com sal, alho e coentros muito picados, depois foram grelhados na chapa com a casca para baixo até começarem a ficar cozinhados, depois é virar apenas um ou dois minutos para ganharem cor e servir com um pouco de sumo de limão.
Uma maravilha!


