Utilizar uma forma de fundo amovível com 22 cm de diâmetro.
Ingredientes

- Cerca de 35 palitos La Reine ou biscoitos de champagne (aproximadamente 350g)
- 120 g de manteiga
- 250 ml de água
- Açúcar branco (4 colheres de sopa + 120g)
- 1 cálice de Amareto ou outro licor a gosto (amêndoa amarga, moscatel, etc)
- 500 gramas de morango frescos limpos e cortados
- Natas frescas (400g + 200g). Devem ser natas frescas ou natas para bater mas que estejam bem frias.
- 6 folhas de gelatina
- Frutos vermelhos q.b. (mais morangos, mirtilos, amoras e framboesas)
- 3 a 4 folhas de hortelã para decorar
- Top de morango
- Açúcar em pó
Preparação
1. Num tacho pequeno juntar 250ml de água com 2 colheres de sopa de açúcar e deixar ferver cerca de 5 minutos, obtendo uma calda em fio liquida. Deixar arrefecer e juntar um cálice de um licor a gosto.
Barrar a forma com manteiga e forrar com papel vegetal (a manteiga serve para o papel aderir às paredes da forma).
Cortar os palitos La Reine de acordo com a altura da forma e reservar.
Triturar 150g de palitos La Reine (utilizar as sobras do palitos La Reine cortados), juntar 120g de manteiga e bater mais um pouco. Forrar o fundo da forma com o preparado obtido.
Deitar a calda aromatizada com o licor num prato fundo, passar pela calda os palitos La Reine cortados e forrar a parede lateral da forma.
2. Para confecionar o recheio, começar por demolhar em água bem fria as 6 folhas de gelatina. Entretanto com os 500g de morangos fazer um puré, tendo cuidado para não triturar demasiado (deve ficar um puré e não um sumo) e de seguida juntar 120g de açúcar.
Escorrer a gelatina e liquidificá-la em banho maria ou no microondas, apenas uns segundos de modo a não ferver. Juntar ao puré de morango, envolver e colocar a mistura no frigorifico enquanto batemos 400ml de natas em chantilly.
Adicionar as natas batidas ao puré de morangos, envolver bem manualmente com uma vara de arames. Deitar o recheio na caixa construída com os palitos La Reine.
3. Levar ao frigorífico ou ao congelador para ganhar consistência (eu coloco no congelador porque facilita desenformar e habitualmente deixo de um dia para o outro).
Quando o recheio já está bem consistente, lavar os frutos silvestres, incluindo alguns morangos partidos ao meio, colocar sobre papel absorvente para ficarem o mais secos possível e polvilhar com açúcar.
Bater 200g de natas em chantilly com 2 colheres de sopa de açúcar (reservar uma colher de sopa de chantilly para fazer pequenas bolinhas na decoração). Desenformar a charlotte para o prato em que irá ser servida e colocar o chantilly por cima do recheio com alguns traços de top de morango. Ornamentar com os frutos silvestres e pequenas bolinhas de chantilly. Levar ao frigorífico.
Na hora de servir decorar com folhas de hortelã e polvilhar com açúcar em pó.

