As quantidades desta receita são meramente indicativas.
Ingredientes
1,5 kg de javali partido aos pedaços;
8 rodelas de chouriço;
2 litros de vinho branco;
1 laranja e 2 limões;
5 dentes de alho e 3 folhas de louro;
sal, alho em pó, cominhos, noz moscada, cravinho e paprika (tudo q.b.);
5 ramos de alecrim e malaguetas a gosto;
4 colheres de sopa de óleo alimentar;
2 cebolas, 1 alho francês e 1 cenoura;
Azeite q.b.;
2 colheres de sopa de manteiga;
Para as batatas:
Batatas cortadas em cubos;
Dentes de alho inteiros;
Sal, paprika, cominhos e alho em pó (tudo q.b.);
Azeite q.b.
Vinho branco q.b.
2 ramos de alecrim.
Preparação
Temperar o javali
Numa tijela grande colocar o javali cortado aos pedaços e juntar vinho branco de modo a cobrir todo o javali.
Adicionar o sumo da laranja, a restante parte da laranja partida em pedaços, o sumo de 1 limão e a restante parte desse limão partido em pedaços.
Juntar a gosto, sal, paprika, cominhos, alho em pó, os 5 dentes de alho em rodelas, as folhas de louro e as malaguetas. Envolver bem no vinho todos os ingredientes com o javali, colocar por cima 3 ramos de alecrim, tapar a tijela com película transparente e levar ao frigorífico de um dia para o outro ou cerca de 12 horas.

Para começar a cozinhar o javali (passado no mínimo 12 horas no tempero), colocar num tacho as cebolas picadas com azeite e deixar refogar. Quando as cebolas estiverem louras, adicionar as rodelas de chouriço e passados 1 ou 2 minutos juntar o javali bem escorrido. Deixar alourar bem de todos os lados.
Nota: A marinada em que o javali esteve não é aproveitada, porque serviu para o javali largar algum sabor caraterístico, que não é muito agradável.
Entretanto cortar o alho francês e as cenouras em rodelas. Quando a carne estiver dourada, juntar o alho francês e a cenoura e envolver. Por cima colocar 2 ramos de alecrim novos e deixar cozinhar, mexendo sempre.
Quando o cozinhado começar a ficar seco, juntar em partes iguais, vinho branco e água, de modo ao javali ficar coberto. Deixar cozinhar e ir repetindo o processo, reduzir liquido e ir juntando água e vinho branco, até ao javali estar tenro. Este processo pode levar cerca de duas horas.
Quando, previsivelmente, faltar cerca de meia hora para o javali estar pronto, preparamos as batatas. O processo de preparação encontra-se descrito no final desta página.
Quando o javali estiver cozinhado e o molho reduzido, mas ainda com algum molho, deita-se tudo numa caçarola de barro, se necessário acrescenta-se mais um pouco de vinho branco e água, e cobre-se com pedacinhos de manteiga. Leva-se ao forno, a 180º cerca de 10 a 15 minutos, até ficar com aspeto de assado por cima. Decora-se com as batatas e rodelas de limão.
Preparação das batatas
Numa travessa funda de ir ao forno, coloca-se as batatas partidas em cubos, os dentes de alho inteiros e os temperos: sal, alho em pó, paprika, cominhos (poucos), rega-se com uma quantidade generosa de azeite e envolve-se bem as batatas nos temperos.
Deita-se meio cálice de vinho branco, pelo canto de modo a não regar as batatas mas apenas ficar no fundo e por cima 2 ramos de alecrim. Vai ao forno, a 180º até as batatas estarem cozinhadas e douradas. Se necessário, a meio do tempo, mexer com um garfo de modo a que as batatas que começam a ficar dourados por cima possam dar lugar às que se encontram mais em baixo.
Preparação:





