Preparação:
1. Picar a cebola, picar os coentros e cortar tiras de chouriço (pode ser com corte transversal e cerca de 4 a 5 cm de comprimento). Pesar a farinha e reservar.
2. Se não tiver um caldo de peixe ou marisco pré-confecionado pode colocar os mexilhões num litro de água e juntar um cubo de caldo de marisco, à venda no supermercado. Assim que ferver, desligar o lume e coar o caldo, reservando os mexilhões e o caldo separadamente.
3. Num tacho deitar a cebola e o alho picados juntamente com o azeite e deixar cozinhar até a cebola ficar transparente, juntar de seguida o chouriço. Quando o chouriço estiver cozinhado, mas não demasiado frito, retirar e reservar.
4. No refogado da cebola deitar o caldo, o vinho branco e temperar com sal, pimenta ou pimenta de cayena e alho em pó. Quando levantar fervura acrescentar a farinha e mexer bem com uma colher de pau, batendo de seguida com a batedeira (varinha mágica).
5. Continuar em lume brando, mexendo sempre para não pegar (se estiver muito denso, acrescentar água até obter a consistência desejada). Quando começar a ferver (fazer bolhas) adicionar o chouriço e os mexilhões envolvendo tudo no preparado da farinha e deixar cozinhar cerca de 4 a 5 minutos. Entretanto provar para retificar os temperos e juntar os coentros.


