Há muitas receitas de cheesecake, esta que vos trago é inspirada numa versão da Chef Irlandesa Rachel Allen.
Este cheesecake é fácil de preparar mas é preciso ter cuidado para não deixar cozer demais, em geral está cozido em 40 minutos a 180ºC, mas depende mesmo do forno que cada um tem em casa.
A cobertura foi de framboesa mas a escolha poderia ser outra.
Vamos precisar de:
-200g de bolacha (usei de chocolate mas podem ser outras); 
-80g de manteiga;
-2 a 3 colheres de leite ou natas;
-450g de queijo creme;
-220g de açúcar refinado;
-1 colher de chá de baunilha;
-4 ovos;
Cobertura:
-350g de framboesas; -150g de açúcar refinado;
-3 folhas de gelatina; -1 cálice de ginja (opcional).
Depois fazemos assim:
1. Picar as bolachas no processador ou picadora;
2. Juntar a manteiga e picar mais um pouco;
3. Se estiver muito seco, adicionar 2 ou 3 colheres de leite ou natas. Pode ficar uma massa um pouco húmida, atendendo a que vai ao forno;
4. Untar uma forma de fundo amovível com manteiga (ou pincelar com manteiga derretida) e forrar essa forma com papel vegetal de culinária. Untar a forma facilita a aderência do papel à forma.
Forrar o fundo com a massa de bolacha. Reservar no frigorífico;
5. Entretanto bater o queijo com o açúcar até obter um creme;
6. Adicionar a baunilha envolvendo e de seguida juntar os ovos envolvendo manualmente ou com velocidade mínima;
7. Deitar a mistura na forma e levar ao forno cerca de 40 minutos a 180ºC.
Quando estiver cozido, deixar arrefecer e colocar no frigorífico.
8. Para a cobertura: deitar as framboesas e o açúcar num tacho num tacho e levar ao lume a reduzir, mas deixando alguns pedaços de fruta. No final pode juntar um cálice de licor de ginja e levar ao lume apenas até levantar fervura para evaporar o álcool.
Já fora do lume mas ainda quente, adicionar a gelatina previamente demolhada em água fria.
Envolver bem e deixar arrefecer;
9. Quando o doce de framboesa tiver uma consistência compacta, deitar sobre o cheesecake.














