Hoje vamos até aos sabores do Brasil, com uma deliciosa picanha assada no forno.
A picanha é um tipo de corte da parte traseira da carne bovina, tipicamente brasileira e que é muito conhecida e apreciada, tanto grelhada como assada.
A receita que trago é picanha assada no forno e preferencialmente deve ser uma peça com cerca de 1 kg a 1,5 kg, no máximo.
Picanha no Forno (ver receita)
A picanha também pode ser cortada crua, em fatias muito fininhas e batidas, acentuando a pouca espessura, para grelhar num grelhador ou chapa.
Deve ser temperada cerca de meia hora antes de confecionar, apenas com duas rodelas de alho e uma folha de louro por fatia de picanha, sal e pimenta. Grelha muito rapidamente, se estiver demasiado tempo ao calor fica seca e perde qualidade.
Para a sobremesa, quero partilhar uma mousse de kiwi que também pode ser utilizada como gelado caseiro de fruta natural e que, apesar de não ser muito conhecida, é uma surpresa agradável, refrescante e docinha.
Se mantiver o preparado apenas no frigorífico, será servida como mousse. Se colocar no congelador, basta retirar 5 minutos antes de servir e fazer uma bolas deliciosas de gelado que pode ser decorado com bolachas ou chantilly.