Ingredientes:
– 500 g de polvilho azedo (vende-se nos supermercados normais, encontrando-se habitualmente junto das farinhas);
– 500 ml de leite (2 chávenas);
– 125 ml de óleo (1/2 chávena);
– 4 ovos;
– 250g a 300 g de queijo da ilha ralado, depende de se querer um sabor mais ou menos intenso a queijo.
(pode ser uma mistura de queijos, por exemplo:
100g de requeijão, 150g de parmesão e 150g de mozzarella ou outra mistura, convém ter sempre na mistura queijo curado.
Fazer só com mozzarella não resulta muito bem porque os pães abatem.
Este pão de queijo foi feito com queijo da ilha, que tem um sabor forte, por isso a quantidade utilizada foi menor do que se utilizar um queijo de sabor mais suave.) ;
– Sal q.b.
Preparação:
1. Num tacho juntar o leite com o óleo, temperar com sal e levar ao lume.
Quando ferver apagar o lume;
2. Escaldar no leite acabado de ferver o polvilho azedo, não é necessário mexer, bastar ajeitar o polvilho de forma a ser todo escaldado.
Deixar arrefecer;
3. Numa tigela sovar e amassar o polvilho.
Juntar os ovos e continuar a amassar;
4. Juntar o queijo, envolvendo bem na massa;
5. Fazer pequenas bolas, colocar numa forma e levar ao forno a 200º cerca de 10 a 15 minutos (até ficarem douradas);
Nota: Com esta quantidade de ingredientes foi possível fazer 50 pãozinhos, como são bons é acabados de fazer, podemos cozinhar alguns e congelar os restantes:
Num tabuleiro colocar as bolas de massa, sem ficarem encostadas umas às outras. Levar ao congelador até congelarem.
Retirar as bolas de massa congeladas do tabuleiro e guardar de novo no congelador mas agora arrumadas num saco. Não ficam pegadas e a qualquer momento é possível tirar as que se quiser para levar ao forno.