Comprar um salmão inteiro e cortá-lo em filetes em casa, obriga a um investimento inicial, mas feitas as contas, fica muito mais económico e tem a vantagem de poder ser cozinhado ou congelado de forma mais fresca do que quando os lombos estão em exposição, já cortados há horas.
O que hoje venho partilhar, é essa aventura de escalar um salmão e cortá-lo em filetes, já que é um peixe muito apreciado, principalmente pelos mais novos, que quando o almoço ou jantar é peixe torcem o nariz mas se for salmão já ficam contentes.
Este salmão tinha cerca de 7kg e 81cm de comprimento, por isso foi cortado em cima de uma mesa para haver mais espaço de manobra
Não é muito complicado e não há nada como meter mãos à obra.
Para ver as fotografias passo a passo deste trabalho clique aqui.
A quantidade de lombos foi bastante e nada se desperdiçou, até a cabeça e o peixe agarrado à espinha foi aproveitado.
Grande parte do salmão consumido em Portugal é de aquacultura, importado dos países nórdicos.
O Salmão selvagem, habitualmente proveniente do Pacífico (Canadá e Alaska), é bastante mais caro e por isso também mais raro de encontrar nos locais de venda ao público.
Há muitas receitas de salmão, mas neste dia aproveitei para fazer uma bem simples:
Salmão com Alecrim Fresco (ver receita)
Para acompanhar o salmão fiz uma batatas cozidas, temperadas com alho picado, oregãos e azeite, que combina bem com qualquer prato de peixe e faz das batatas cozidas um prato guloso.
Os restantes lombos de salmão foram colocados no congelador em sacos hermeticamente fechados, separados por doses.
Posteriormente, quando for cozinhar os lombos agora congelados, deve haver o cuidado de não descongelar à temperatura ambiente, tal como qualquer outro peixe, deve ser descongelado dentro do frigorífico para evitar o desenvolvimento de bactérias. Numa emergência, os lombos podem se cozinhados congelados.
Entretanto a cabeça e a espinha foram logo cozidas em água e sal. Depois foram removidas as espinhas e ficou apenas a carne do peixe.
Estes pedaços de salmão podem fazer um sucesso em quiches, empadas, risotos ou em outro prato que se preste a utilizar o peixe com esta forma.
A minha proposta hoje, para aproveitar este salmão, é uma receita de Farfelle com Salmão (ver receita)













