As ervas aromáticas em vasos passaram a ser as escolhidas na minha casa.
Na verdade sempre tive alguma dificuldade com as plantas de decoração, ou regava demais ou regava de menos, até que tive a ideia de começar a plantar ervas aromáticas em vasos. Não posso dizer que desde logo correu tudo bem, mas aos poucos comecei a perceber quais as condições ideais (ou quase) para as minhas úteis plantas.
Manjericão (ver breves detalhes sobre esta planta)
Hoje estou convicta que é uma solução perfeita porque são bonitas, perfumam o ambiente, quando estou a cozinhar estou sempre a um passo de uma erva aromática acabada de colher e não têm pesticidas.
Além de todas estas vantagens, são plantas que não precisam de muita atenção, basta regá-las, evitar temperaturas extremas e apará-las de vez em quando para que cresçam.
Salsa (ver breves detalhes sobre esta planta)
São também fáceis de cultivar, podendo ser com sementes que se vendem em pacotinhos, ou adquirir as plantas pequenas, que são vendidas já dentro de vasos (mesmo nos supermercados) e depois passar para um vaso maior.
Esta última opção tem sido a minha escolha e tem resultado.
Tomilho (ver breves detalhes sobre esta planta)
Quanto aos vasos, prefiro sempre de plástico porque são mais leves e logo mais fáceis de transportar, são impermeáveis, por isso a terra não seca tão facilmente, não se partem e são mais económicos.
Alecrim (ver breves detalhes sobre esta planta)
As ervas aromáticas frescas devem ser picadas pouco antes de serem utilizadas para manterem o seu aroma e sabor. A salsa deve ser finamente picada e os coentros grossamente picados.
Aquelas mais fortes, como por exemplo os oregãos, o tomilho, a salva e o alecrim reagem bem à secagem, mas a minha preferência vai para a utilização delas frescas.
Coentros (ver breves detalhes sobre esta planta)
Cebolinho (ver breves detalhes sobre esta planta)
Hortelã (ver breves detalhes sobre esta planta)
A minha amiga Maria quando soube que eu tinha intenção de escrever um artigo sobre ervas aromáticas enviou-me umas fotos que tirou no Parque da Fundação Serralves, onde existe uma área dedicada às ervas aromáticas. Partilho essas fotos convoco aqui.