A presença do coco na alimentação dos povos do Sudoeste da África e da Polinésia existe desde sempre e a sua difusão por outras partes do mundo deve-se a Marco Polo, que quando o descobriu ficou deliciado e lhe chamou “a noz do faraó”.
No ocidente o coco é principalmente utilizado em doces, bolos e sobremesas, mas na cozinha da India, da Indonésia, da África e da América do Sul tem presença constante na confeção de condimentos, no tempero de legumes e peixe, em molhos, sopas, e muitos outros pratos.
As receitas que hoje trago foram a pedido de amigos e ambas são doces, mas numa próxima oportunidade havemos de voltar ao coco, para nos aventurarmos por receitas de pratos principais com este fruto como ingrediente.
Semifrio de Coco e Framboesa (ver receita)
O recheio deste semifrio é feito com leite de coco e não tem coco ralado, o que agrada em quem não aprecia as “farripas” do coco.
Por curiosidade fica a nota, o coco tem no seu interior um líquido muito apreciado, mas que não se deve confundir com o leite de coco. O leite de coco obtém-se ralando e comprimindo a sua polpa.
A receita seguinte é de um bolo de ananás e coco, que pode ser feita com ananás ou abacaxi, fresco ou de lata.
A intensidade do sabor a ananás depende muito do sabor do fruto utilizado, mas a sua presença assegura sempre que o bolo fique húmido.